Foi confirmado pelo New York Post que o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu na última sexta-feira um mandado de prisão contra o presidente russo Vladimir Putin.
O presidente é acusado de ser responsável por crimes de guerra ocorridos na Ucrânia.
O governo russo tem consistentemente negado as alegações de que suas forças cometeram atrocidades no país vizinho ao longo do ano de invasão.
A motivação por trás do mandado de prisão emitido pelo TPI se baseia na suspeita de deportação ilegal de crianças e transferência forçada de pessoas do território ucraniano para a Federação Russa.
Segundo informações apuradas junto à agência Reuters no início desta semana, já era esperado que o tribunal emitisse mandados como parte de sua investigação sobre o conflito na Ucrânia.
Além do mandado contra Putin, o TPI também emitiu mandados para Maria Alekseyevna Lvova-Belova, Comissária da Rússia para os Direitos da Criança, enfrentando acusações semelhantes.
A investigação do TPI sobre o conflito na Ucrânia e as consequências desses mandados de prisão continuam, e novos desdobramentos são aguardados nos próximos dias e semanas.