Tocantins registra aumento de 1286% nos casos de Chikungunya e entra em alerta

2 anos ago

Com o aumento expressivo de caso de Chikungunya o Estado do Tocantins entrou em alerta. Foi registrado um aumento de 1.286%, nos casos da doença; foram 4.046 casos esse ano de 2022, superando em muito ano passado que foram registrados 292.

Christiane Bueno, gerente das arboviroses da Secretária de Saúde do Tocantins, falou sobre o avanço da doença no estado e externou sua preocupação.

“A Chikungunya vem se espalhando no Estado, precisamos ficar alerta, temos toda uma população suscetível à doença, necessitamos suspeitar, diagnosticar e investigar os casos das arboviroses. O diagnóstico oportuno interfere diretamente na evolução e cura do paciente. Em dengue 79% dos casos confirmados não necessitaram de internação, dentre as pessoas hospitalizadas 08 evoluíram ao óbito no Estado, precisamos qualificar nossos serviços para evitar esse triste cenário”, afirmou.

Christiane Bueno ainda acrescentou: “com relação à Chikungunya não tivemos óbitos, 89% dos pacientes também não necessitaram de internação, apenas 3% por isso o diagnóstico oportuno é fundamental para o paciente evoluir para cura”.

Mágson Alves

CEO Nexo Norte

Servidor Público | Fotógrafo | Videomaker

Assessor de comunicação

Deixe um comentário

Your email address will not be published.