No sábado à noite, uma cidade próxima a Los Angeles foi palco de um dos tiroteios mais violentos da Califórnia recentemente. O atirador abriu fogo em um estúdio de dança de salão, deixando dez pessoas mortas e outras dez hospitalizadas. O crime ocorreu horas depois um festival de Ano Novo Lunar que atraiu milhares de pessoas na cidade majoritariamente americana asiática.
A polícia está à procura do suspeito, que ainda está foragido. O tiroteio ocorreu por volta das 22h20 de sábado em Monterey Park, uma cidade de cerca de 60.000 habitantes localizada a 11 km a leste do centro de Los Angeles.
De acordo com o Capitão Andrew Meyer do departamento de xerife, não há informações suficientes para determinar se o ato foi motivado por racismo.
“vamos olhar para todos os ângulos, se foi um crime de ódio ou não.” Não há informações precisas sobre o suspeito ou as armas usadas, exceto que ele é do sexo masculino e ainda está foragido. Houve relatos de “fogo de metralhadora”.
A contagem de mortos pode aumentar, pois algumas das pessoas feridas permanecem em condição crítica, disseram as autoridades. O segundo dia do festival foi cancelado.