Surto de Vírus Marburg: Alerta nos EUA após casos confirmados na Guiné Equatorial e Tanzânia

CDC aumenta a conscientização sobre o risco de casos importados e fornece recomendações para clínicos e departamentos de saúde pública
Vírus Marburg, Guiné Equatorial, Tanzânia
Foto Ilustrativa: Redes Sociais
2 anos ago

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos emitiram um alerta de saúde em relação a dois surtos confirmados da doença do vírus de Marburg (MVD) na Guiné Equatorial e na Tanzânia. Embora não haja casos confirmados nos Estados Unidos ou em outros países, o alerta visa aumentar a conscientização sobre o risco de casos importados.

A doença do vírus de Marburg é uma febre hemorrágica viral rara e altamente fatal, causada por dois vírus zoonóticos, o vírus Marburg e o vírus Ravn. Os surtos atuais são os primeiros a serem identificados na Guiné Equatorial e na Tanzânia. As informações disponíveis sugerem que os surtos podem ter se originado separadamente em cada país.

Os sintomas da MVD incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares, fadiga, perda de apetite, sintomas gastrointestinais e sangramento inexplicável. O vírus Marburg é transmitido através do contato com sangue ou outros fluidos corporais de uma pessoa infectada, animais infectados ou objetos contaminados. Atualmente, não há vacina ou tratamento aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para MVD, e a taxa de mortalidade varia de 23% a 90%.

Na Guiné Equatorial, 14 casos de MVD confirmados em laboratório foram identificados, sendo 10 fatais. Na Tanzânia, 8 casos de MVD confirmados em laboratório foram relatados, com 5 mortes. Os médicos nos Estados Unidos são aconselhados a ficar atentos ao potencial de casos importados e a incluir a MVD no diagnóstico diferencial para pacientes com histórico de exposição em áreas afetadas.

O CDC recomenda uma combinação de medidas de prevenção e controle de infecções para evitar a transmissão de MVD em hospitais, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual e a colocação adequada do paciente. Os departamentos de saúde pública também devem seguir protocolos estabelecidos para avaliação e teste do vírus de Marburg.

O alerta enfatiza a importância da identificação precoce da MVD ou de outras febres hemorrágicas virais para fornecer cuidados adequados ao paciente e prevenir a propagação da infecção.

Mágson Alves

CEO Nexo Norte

Servidor Público | Fotógrafo | Videomaker

Assessor de comunicação

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss

Vírus mortal mata nove pessoas na Guiné Equatorial

Vírus mortal mata 9 pessoas na Guiné Equatorial

Autoridades da Guiné Equatorial confirmaram um surto do vírus Marburg, parente do