Segundo o jornal New York Post, um dos principais conselheiros do governo ucraniano, Anton Gerashechenko, alimentou teorias da conspiração na segunda-feira de que o presidente russo Vladimir Putin tem usado dublês para participar de eventos públicos em seu lugar.
Gerashechenko compartilhou no Twitter três fotos recentes do líder russo, apontando diferenças no pescoço e no queixo do homem em cada foto. As imagens foram tiradas em Moscou, Mariupol e Sevastopol.
A rara aparição pública do líder russo, incluindo sua primeira viagem a Mariupol, um território capturado desde o início da invasão no ano passado, alimentou a especulação sobre se ele está usando sósias. Teorias da conspiração sobre o presidente usando dublês surgiram desde o início da invasão da Rússia na Ucrânia, mas nunca foram comprovadas.
O chefe da inteligência militar ucraniana, Kyrylo Budanov, disse ao Kyiv Post no início deste ano que o uso de duplas reduz o risco de uma tentativa de assassinato. “O presidente russo Vladimir Putin usa pelo menos três sósias. Eles fizeram uma cirurgia plástica para se parecer mais com a liderança do Kremlin”, afirmou Budanov.
Budanov também mencionou que a altura, gestos, linguagem corporal e lóbulos das orelhas são elementos que podem ajudar a identificar a presença de sósias. Até o momento, as teorias da conspiração sobre o uso de duplas por Putin não foram confirmadas oficialmente.