Nesta segunda-feira (23/01), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciou sua primeira agenda internacional na Argentina, onde se encontrou com o presidente do país vizinho, Alberto Fernández.
O objetivo do encontro foi fortalecer os laços entre os dois países, antigos parceiros econômicos, e buscar o desenvolvimento de todo o bloco sul-americano. Durante o encontro, os líderes assinaram uma Declaração Conjunta de Cooperação.
Lula afirmou que esse é um novo começo na relação diplomática e econômica entre as duas nações. Fernández também comemorou a formação de um “vínculo estratégico muito mais profundo do que tínhamos e que vai durar pelas próximas décadas”. O líder argentino prestou apoio a Lula, afirmando que o presidente brasileiro é “um líder da região e um grande estadista”.
Lula ressaltou a importância dos laços Brasil-Argentina para o fortalecimento da região sul-americana. Ele afirmou que, quando acabar o seu mandato, a relação com a Argentina será a melhor relação entre todos os países da América do Sul e América Latina.
Ele também mencionou a ideia de adotar uma moeda comum no bloco sul-americano e afirmou que os laços entre as economias sul-americanas são essenciais à manutenção do bloco. “O Brasil está uma nova vez de braços abertos para acolher os amigos argentinos”, declarou Lula.