PF atribui crimes a Bolsonaros por fake news sobre vacinas

Bolsonaro
FOTO: Redes Sociais
2 anos ago

Após a conclusão de inquéritos que apuram notícias falsas, a Polícia Federal comprovou a existência de crimes de incitação e afirmação de perigo inexistente relacionados à vacina da COVID-19.

O documento foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (27)e pede a intimação de Bolsonaro em até 15 dias.

O motivo da investigação feita pela Polícia Federal deu-se pelas declarações de Bolsonaro em uma live realizada no dia 21 de outubro de 2021, durante a transmissão o então mandatário teria relacionado a vacina da COVID com HIV, no pronunciamento ele teria afirmado falsamente que os ‘totalmente vacinados contra a COVID19’ estariam ‘desenvolvendo a síndrome de imunodeficiência adquirida muito mais rápido que o previsto’.

Bolsonaro teria ainda relacionado às mortes da gripe espanhola a pneumonia bacteriana pelo uso de máscaras, desestimulando o seu uso na pandemia de COVID-19, desta forma, Bolsonaro teria cometido o delito de incitação ao crime, previsto no art. 286 do Código Penal,  naquele período o uso era obrigatório a toda a população.

Bolsonaro também poderá ser representado por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), em até cinco dias.

Mágson Alves

CEO Nexo Norte

Servidor Público | Fotógrafo | Videomaker

Assessor de comunicação

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss

Bolsonaro

Bolsonaro Convoca Apoiadores para Evento na Avenida Paulista

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (12/2)
Bolsonaro

A cara do golpe

Havia uma minuta do golpe, um QG do golpe, generais do golpe,