De acordo com a fonte Tech Xplore, o proprietário do Facebook, Meta, está trabalhando em uma nova plataforma de mídia social que é vista como um potencial rival do Twitter. Desde que o bilionário Elon Musk adquiriu o Twitter em outubro do ano passado, o site tem enfrentado interrupções, demissões e perda de anunciantes devido à falta de moderação de conteúdo.
Até agora, nenhuma alternativa importante ao Twitter surgiu, deixando líderes globais, políticos, celebridades e empresas com poucas escolhas além de continuar a se comunicar através da plataforma.
A empresa confirmou na sexta-feira que está trabalhando em uma nova plataforma de “compartilhamento de texto”, após relatos nos sites de notícias Platformer e Moneycontrol, com sede na Índia.
Como vai funcionar a nova rede social da Meta?
Em uma breve declaração enviada por e-mail, a Meta disse que está explorando uma rede social independente e descentralizada para compartilhar atualizações de texto, acreditando que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas possam compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses.
Os relatos da mídia afirmam que o novo aplicativo da Meta usaria tecnologia que permitiria que ele fosse interoperável com a rede de nicho Mastodon e outras plataformas, o que seria uma clara ruptura com a prática usual dos gigantes da tecnologia.
O Mastodon é executado a partir de servidores de computação descentralizados, sem gerenciamento central ou autoridade. Em dezembro, Musk baniu brevemente as contas do Twitter que forneciam links para outras plataformas de mídia social, incluindo Facebook, Instagram e Mastodon.
Fonte: Tech Xplore