Nos últimos dias, objetos voadores não identificados foram avistados sobre o Alasca, Canadá e Michigan e, posteriormente, derrubados por caças dos Estados Unidos. O Pentágono e as autoridades de inteligência estão investigando o ocorrido e tentando compreender o propósito dos objetos.
No momento, não há informações sobre a origem ou as intenções dos objetos, e as autoridades não descartam a hipótese de que possam ser da China ou de outra potência estrangeira.
Os militares dos EUA e do Canadá estão em estado de alerta devido a uma recente incursão de um balão de espionagem chinês, o que resultou no ajuste do sistema de radar da América do Norte, tornando-o mais sensível.
O aumento na detecção de objetos é atribuído à maior vigilância da região aérea e ao aprimoramento do radar.
O objeto visto no domingo sobre o Lago Huron estava voando a uma altitude de 20.000 pés e representou uma ameaça potencial à aviação civil. Por isso, o presidente Biden ordenou sua destruição. O objeto apresentava uma estrutura octogonal com cordas penduradas, mas não tinha nenhuma carga útil aparente.
Em geral, as autoridades americanas e canadenses afirmam que os objetos abatidos recentemente estavam voando em altitudes mais baixas do que o balão espião, o que os tornou perigosos. Ainda há muitas perguntas sem respostas sobre os objetos voadores não identificados, mas as autoridades estão trabalhando para esclarecer a situação.