Meteoro de meia tonelada atinge o sul do Texas

2 anos ago

A queda de um meteoro de grandes proporções próximo a McAllen, no Texas, na última quarta-feira, chamou a atenção de muitas pessoas e deixou muitas dúvidas no ar. Segundo informações da NASA, o meteoro tinha cerca de 60 centímetros de diâmetro e pesava meia tonelada, ou cerca de 454 quilos. Para se ter uma ideia, isso equivale ao peso total de quatro bebês elefantes. A queda do meteoro causou um impacto equivalente energético a oito toneladas de TNT.

O momento do impacto foi registrado por câmeras de segurança domésticas e o som foi registrado por muitos moradores da região. O barulho alto foi descrito por alguns como um possível terremoto e fez com que muitos pássaros fugissem do local.

O Serviço Nacional de Meteorologia confirmou que um Mapeador de Raios Geoestacionários avistou o flash de um meteoro apenas meia hora antes do impacto, e não havia tempestades na área que pudessem ter produzido o flash.

Apesar do grande impacto, não há relatos de vítimas ou danos significativos na região. De acordo com a American Meteor Society, o meteoro do Texas foi apenas um dos pelo menos três impactos de meteoros que aconteceram ao longo de três dias – os outros dois na França e na Itália. Quando os meteoros atingem a Terra, eles geralmente queimam na atmosfera, mas neste caso, os fragmentos ainda conseguiram aterrissar.

Embora os meteoros sejam relativamente comuns, especialistas alertam que um meteoro ou asteróide teria que ser muito maior para causar danos significativos ao planeta. No entanto, a queda do meteoro no Texas serve como um lembrete importante de que objetos espaciais ainda representam uma ameaça real e potencialmente perigosa à Terra.

Mágson Alves

CEO Nexo Norte

Servidor Público | Fotógrafo | Videomaker

Assessor de comunicação

Deixe um comentário

Your email address will not be published.