A influencer e empresária Bianca Andrade mostrou que marqueteiro e honestidade andam juntos. Por incrível que pareça.
A minha esposa é uma ótima maquiadora.
Embora ela não tenha mais interesse em trabalhar com isso (o foco dela ainda é a área da saúde, mas agora a enfermagem), ainda se garante no que faz.
Eu até disse a ela que se especializasse em um nicho específico, mas ela realmente não quer.
Lembro quando ela começou a fazer alguns cursos online.
Um dos primeiros foi o da Bianca Andrade.
Acho que você conhece, não é?
Bianca Andrade, influenciadora, dona de uma marca de cosméticos milionária que leva o seu nome, hoje é sucesso nas redes sociais.
Inspira mulheres a serem empoderadas, donas do próprio nariz, criarem seu próprio negócio, tocarem a vida segundo suas próprias regras.
Uma mulher e tanto.
Ela começou no Youtube em 2011. E de lá pra cá foi construindo a história que vemos hoje.
No ano passado o mundo do marketing fez o maior barulho por conta de uma publicação nos stories da sua conta oficial do Instagram (@bianca).
Na postagem, ela mostrou um cronograma das atividades do seu perfil: dar bom dia aos seguidores, fazer skin care, falar de seus produtos, essas coisas.
Típico de quem trabalha com uma rotina organizada.
Em meio a todo esse tumulto, ela se posicionou, com um tom bem humorado:
“Eu quero cada vez mais ser essa mulher do marketing. As pessoas descobriram que digital influencer também tem estratégia” [1]
Como empresária e consciente das novas tendências, ela sabe da importância de se comunicar com o seu público-alvo, criar uma comunidade e consequentemente, aumentar suas vendas.
Fale o que o público quer ouvir
Toda comunicação empresarial deve ser intencional e estratégica.
Como falei em um outro post, as redes sociais (Instagram, Tik Tok, Youtube e sabe-se lá qual a próxima que surgir) transformaram o mundo.
Elas são hoje os principais canais de comunicação entre as pessoas.
É onde hoje temos acesso (quase) direto a amigos, parentes e principalmente, pessoas que admiramos nas diversas áreas da vida.
Todo menino que gosta de futebol sonha em ser um Neymar.
Já ouviu falar em Anitta? Carlinhos Maia?
Pessoas como o empresário Flávio Augusto, dono da rede Wiser, ensinam quase diariamente como fizeram para chegar onde estão.
Esses são apenas alguns nomes de pessoas que, apesar de fisicamente distantes, podemos acompanhar sua rotina diária, opiniões, crenças e valores.
Ao fazerem isso, expandem suas marcas pessoais e vendem suas ideias e produtos.
Nenhum post é por acaso. Cada palavra conta.
Tudo é marketing.
E em se tratando de marketing, a publicação de Bianca Andrade tem um papel fundamental no que se espera das marcas hoje.
Marqueteiro: Quem é de verdade sabe quem é de mentira
O que mantém uma empresa funcionando são vendas.
Mesmo que ela faça uma ótima publicidade, se associando às maiores celebridades do momento, ela precisa ser honesta.
Se uma marca não oferece boas experiências aos seus consumidores, não resiste ao teste do tempo.
Embora sejamos apaixonados por propaganda, a palavra marketing é vista com maus olhos pelo brasileiro.
Como se fosse feio vender.
Quando falo da importância de levar a sério o marketing da sua empresa, algumas pessoas olham desconfiadas.
Ao admitir aos seus seguidores que tinha uma estratégia de comunicação para falar com eles, Bianca Andrade mostrou que é possível ser “marqueteiro” e honesto.
Ela resumiu o que a publicidade realmente é:
Tornar público.
E principalmente, falar a verdade.
Você já deve ter visto algum vídeo por aí dizendo que “você pode fazer R$1000 por dia usando apenas a Internet e o seu celular” (pra quem sabe ler um pingo é letra).
Até porque honestos e desonestos sempre vão existir.
Cabe a você decidir de qual lado você vai estar.
Toda empresa séria possui uma estratégia de marketing honesta para servir ao seu público.
David Ogilvy, publicitário americano, certa vez disse:
“Nunca escreva um anúncio que você não gostaria que sua família lesse. Você não contaria mentiras para a sua própria esposa. Não conte para a minha.”[3]
Assim como na vida, honestidade é obrigação em marketing.
Afinal, pessoas compram de pessoas.