Exército impediu desmonte de acampamento e dificultou prisão de golpistas, revela ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal em CPI

Exército
Foto: Rinaldo Morelli/CLDF
2 anos ago

O ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo Ferreira, afirmou em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, que o Exército não autorizou o desmonte do acampamento montado em frente ao Quartel-General. Segundo o delegado, uma operação com participação de policiais do DF estava marcada para o dia 29 de dezembro de 2022, mas foi cancelada a pedido dos militares, que informaram que fariam a retirada por conta própria.

Ferreira relatou ter participado de diversas reuniões com o Comando Militar do Planalto para desmobilizar o acampamento, mas as ações eram suspensas. A pedido dos militares, o Governo do Distrito Federal forneceu apoio na organização do trânsito, limpeza, bombeiros e segurança nos arredores do local.

Em outro depoimento à CPI, o coronel Jorge Eduardo Naime, ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal, disse que o Exército dificultou a prisão dos golpistas envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.

Ferreira também abordou a tentativa de invasão ao prédio da Polícia Federal no dia 12 de janeiro, afirmando que a maioria dos vândalos era de fora de Brasília e estava abrigada no acampamento. Questionado sobre a falta de prisões naquele dia, o ex-secretário respondeu que a prioridade era restituir a ordem pública e dispersar os vândalos.

A CPI aprovou convites para ouvir o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto, e o atual ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), Marco Edson Gonçalves Dias. Os generais podem recusar os convites.

Mágson Alves

CEO Nexo Norte

Servidor Público | Fotógrafo | Videomaker

Assessor de comunicação

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss

Petrobras pode diminuir preço da gasolina

Petrobras pode reduzir preço da gasolina, diz presidente da companhia

Rio de Janeiro, 23 de março de 2023 – Um dia após
Gasolina Sofre Aumento

Gasolina sofre aumento de R$ 0,23 por litro a partir de amanhã

A partir de amanhã, 25 de janeiro, os preços da gasolina A