EUA acompanham flutuação de balão espião chinês sobre território americano

Balão Espião Chinês
FOTO: Redes Sociais
2 anos ago

As autoridades do Pentágono dos Estados Unidos anunciaram na quinta-feira que estão monitorando um suspeito balão espião chinês que vem pairando acima da parte norte do país há alguns dias. Um alto funcionário do Pentágono, que preferiu falar de forma anônima, afirmou que a comunidade de inteligência dos EUA tem “grande confiança” de que o balão é propriedade da República Popular da China e está voando sobre locais sensíveis para coletar informações.

Um dos locais onde o balão foi avistado foi Montana, que é o lar de um dos três campos de silos de mísseis nucleares dos EUA na Base da Força Aérea de Malmstrom. O Presidente Biden havia proposto derrubar o balão, mas as lideranças militares aconselharam contra isso, devido a preocupações com a segurança dos civis no local. Brig. Gen. Patrick Ryder, Secretário de Imprensa do Pentágono, afirmou que o balão está atualmente voando a uma altitude acima do tráfego aéreo comercial e não representa uma ameaça militar ou física para as pessoas na terra.

As autoridades dos EUA estão em contato com as autoridades chinesas para comunicar a gravidade da situação. A posição atual dos EUA é permitir que o balão continue flutuando sobre o país, em vez de tentar derrubá-lo.

Este incidente ocorre poucos dias antes da viagem planejada do Secretário de Estado Antony Blinken à China. O funcionário anônimo acrescentou que atividades semelhantes em balões foram observadas nos últimos anos e que medidas foram tomadas para garantir que nenhuma informação sensível seja comprometida.

O tamanho do balão não pôde ser comentado, mas foi afirmado que é visível para os pilotos comerciais, mesmo em sua altitude elevada. Em fevereiro deste ano, um relatório do governo desclassificado revelou que a maioria dos avistamentos “UFO” relatados no ano anterior eram, na verdade, objetos semelhantes a balões.

O Escritório do Diretor de Inteligência Nacional escreveu que os avistamentos “continuam ocorrendo em espaço aéreo restrito ou sensível, destacando possíveis preocupações com a segurança do voo ou da atividade de coleta do adversário”.

Mágson Alves

CEO Nexo Norte

Servidor Público | Fotógrafo | Videomaker

Assessor de comunicação

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss

Vladimir Putin

EUA Alertam Congresso sobre Avanços Russos em Arma Nuclear no Espaço

As autoridades dos Estados Unidos informaram ao Congresso e aos aliados europeus

Câmera Flagra Queda de Avião em Rodovia da Flórida

Na última sexta-feira (9), uma câmera instalada dentro de um veículo capturou