De acordo com a fonte Tech Xplore, na sexta-feira (17/03), Elon Musk, proprietário do Twitter, anunciou que tornará público o algoritmo secreto de longa data usado para recomendar tweets aos usuários. Musk informou que o código usado para sugerir as postagens aos usuários se tornará de “código aberto” no final de março. Ele afirmou que a transparência do código será embaraçosa no início, mas acredita que levará a uma rápida melhoria na qualidade da recomendação.
Musk afirmou que o algoritmo de recomendação usado no Twitter é excessivamente complicado e que não é totalmente compreendido dentro da empresa. Tornar o código aberto significaria que os desenvolvedores, incluindo aspirantes a rivais, seriam capazes de colocar seus próprios giros no algoritmo, proporcionando uma base para o ecossistema de software.
Desde a aquisição do Twitter por Musk em outubro, a plataforma sofreu interrupções, demissões e perda de anunciantes devido à falta de moderação de conteúdo. Mesmo assim, ainda não surgiram alternativas importantes ao Twitter, deixando líderes globais, políticos, celebridades e empresas com poucas opções a não ser continuar a se comunicar através da plataforma.
Musk tentou desmamar o Twitter da publicidade e promover assinaturas como uma nova maneira de trazer dinheiro, mas até agora os resultados têm sido decepcionantes. Enquanto isso, o proprietário do Facebook, Meta, revelou recentemente que está trabalhando em uma nova rede de mídia social de “compartilhamento de texto”, em um projeto visto como um potencial rival do Twitter.