Boeing 747 um adeus ao lendário Jumbo

Boeing 747
2 anos ago

O último modelo de jumbo Boeing 747 na versão cargueiro será entregue à Atlas Air na próxima terça-feira (31). Este avião revolucionário foi apresentado há 53 anos pela companhia aérea Pan Am e chamou a atenção mundial pela sua silhueta “corcunda”. O 747 foi projetado no final da década de 1960 para atender à demanda por viagens em massa e se tornou o primeiro jato de corredor duplo do mundo.

Boeing 747
Foto de Daniel Eledut na Unsplash

Além disso, o avião também introduziu o voo para a classe média nos Estados Unidos. O jumbo 747 também deixou sua marca na história mundial, estando presente em momentos que vão desde o posto de comando nuclear até visitas papais. Dois 747s entregues anteriormente estão sendo adaptados para substituir os jatos presidenciais dos Estados Unidos.

A primeira viagem do Boeing 747

A primeira viagem do 747 aconteceu em 22 de janeiro de 1970, a partir de Nova York, e mais do que dobrou a capacidade do avião, que passou para 350-400 assentos. A história desta aeronave é interessante, pois foi desenvolvida após o fundador da Pan Am, Juan Trippe, ter desafiado o presidente da Boeing, William Allen, a fazer algo que superasse o 707. Em 28 meses, a equipe de engenheiros liderada por Joe Sutter desenvolveu o 747, que teve um começo difícil, mas alcançou seu auge em 1989 com o lançamento do 747-400.

No entanto, a mesma onda de inovação que fez o 747 decolar também significou o seu fim, com a chegada de modelos mais eficientes e menores, como o 787 Dreamliner e o A350 da Airbus. Apesar disso, o 747 sempre será lembrado como um marco na história da aviação e como um avião que mudou a forma como as pessoas viajam.

Mágson Alves

CEO Nexo Norte

Servidor Público | Fotógrafo | Videomaker

Assessor de comunicação

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss

Avião sai da pista em Salvador Bahia

Avião sai da pista durante aterrissagem em Salvador

Um avião perdeu o controle e saiu da pista do Aeroporto de