O carnaval é uma das festas mais esperadas em todo o Brasil, e em Belo Horizonte não é diferente. A capital mineira tem uma tradição carnavalesca forte, com blocos de rua e bailes. A cidade se enche de cores, música e alegria durante todo o mês de fevereiro. Dentre os vários eventos, o desfile do bloco Tcha Tcha é um dos mais tradicionais e animados.
Bloco Tcha Tcha nas ruas de BH
No dia 20 de fevereiro de 2023, as ruas do Bairro Concórdia foram tomadas pelo colorido e alegria do tradicional desfile do bloco Tcha Tcha. Há mais de 20 anos, o bloco tem sido uma referência da cultura carnavalesca na cidade. A fotógrafa Nathália Segato acompanhou tudo e registrou todo o momento através de sua lente.
Desde cedo, a concentração foi no Terreiro de Candomblé do Lisboa, onde a mãe Daysi preparou acarajé e sarapatel para todos os participantes. Uma apresentação de samba de roda do terreiro já animou a galera logo no início.
Às 13h, o Boi da Manta deu o pontapé inicial e o desfile do Tcha Tcha começou a seguir a rota orientada pelos terreiros e reinados do bairro. Os participantes visitaram os terreiros de candomblé de Bela, Chiquinho e Seu Eustáquio, além dos Reinados de Vilma e Vânia.
A cada parada, uma saudação calorosa de cerca de 10 minutos era feita na frente de cada um dos locais. Infelizmente, o bloco não pôde passar pelo beco neste ano, devido a questões de segurança e transtornos para os moradores. Porém, isso não diminuiu a animação do público que seguia junto com o Tcha Tcha.
Durante todo o percurso, uma Kombi de apoio acompanhou o bloco, garantindo a segurança e a organização. A expectativa era que o bloco chegasse ao Terreiro de Dona Isabel, onde haveria um tradicional bailinho de carnaval, por volta das 17h30.
E, mesmo com a falta de alguns sopros, a energia e animação dos participantes não diminuíram em nenhum momento. O público era bem diverso, com a maioria na faixa dos 30 anos, e contou com a presença de moradores mais velhos da região, que acompanhavam o desfile com saudosismo.
Com certeza, o desfile do Tcha Tcha foi tão bonito quanto nos anos anteriores, mantendo a tradição e o espírito carnavalesco que contagia a cidade. O bloco reuniu foliões de todas as idades para uma tarde de muita animação e cultura, mostrando que o carnaval de rua ainda tem muito a oferecer. E, quem sabe, no próximo ano, o beco possa ser liberado para o desfile do Tcha Tcha, para que a tradição continue sendo celebrada com toda a sua beleza e alegria.
Foto: Nathália Segato / Trintaycinco