O TikTok está sendo banido dos telefones do governo da Bélgica devido a preocupações com segurança cibernética, privacidade e desinformação, de acordo com o primeiro-ministro Alexander de Croo.
O aplicativo de compartilhamento de vídeo de propriedade chinesa será temporariamente proibido em dispositivos de propriedade ou pagos pelo governo federal da Bélgica por pelo menos seis meses.
O TikTok
O aplicativo de vídeos que é propriedade da ByteDance da China, afirmou que não compartilha dados com o governo chinês e que seus dados não são mantidos na China.
No entanto, as três principais instituições da União Europeia e o Ministério da Defesa da Dinamarca já ordenaram que seus funcionários removessem o aplicativo de seus dispositivos usados para negócios oficiais. Proibições semelhantes foram impostas no Canadá e nos EUA.
De Croo disse que a proibição da Bélgica foi baseada em avisos do serviço de segurança do estado e do centro de segurança cibernética, que disseram que o aplicativo poderia coletar dados do usuário e ajustar algoritmos para manipular seu feed de notícias e conteúdo.
Eles também alertaram que a plataforma poderia ser obrigado a espionar para Pequim, sem especificar mais detalhes.
“Estamos em um novo contexto geopolítico onde a influência e a vigilância entre os estados mudaram para o mundo digital”, disse de Croo em um comunicado on-line.
“Não devemos ser ingênuos: a TikTok é uma empresa chinesa que hoje é obrigada a cooperar com os serviços de inteligência. Esta é a realidade. Proibir seu uso em dispositivos de serviço federal é senso comum.”
Fonte: Tech Xplore.