Os benefícios para a saúde do azeite de oliva na dieta mediterrânea tornaram-se mais do que uma nova observação. A pesquisa clínica está comprovando benefícios saudáveis, mas os sabores e sabores gourmet são bônus que valem a pena mencionar também.
Altamente preferido como óleo de cozinha, ou para uso em uma variedade de molhos clássicos, o azeite de oliva está sendo apresentado em alguns lugares como um delicioso companheiro para uma boa saúde. A pesquisa sobre os benefícios do azeite para a saúde é impressionante, assim como os efeitos da dieta mediterrânea.
Descobertas recentes
Azeite de oliva como redutor de colesterol
Em comparação com a culinária americana, especialmente os lanches e fast foods predominantes nos EUA, a dieta mediterrânea intrigou o mundo médico. O European Journal of Clinical Nutrition publicou descobertas que indicam que a introdução de azeite em nossa dieta regular demonstrou uma redução no colesterol LDL (colesterol ruim). Isso é significativo porque, uma vez oxidado, o colesterol LDL geralmente resulta em rigidez das artérias e doença cardíaca concomitante.
Azeite de oliva na prevenção do câncer
Em um estudo de comparação no Hospital Universitário Alemão Trias Pujol, em Barcelona, parece haver uma indicação de que os benefícios para a saúde do azeite também podem ser úteis na prevenção ou desaceleração das células cancerígenas. No estudo, ratos de laboratório foram introduzidos a um carcinógeno que resultou em tumores cancerígenos. O estudo fornece evidências de que uma dieta semelhante à dieta mediterrânea, rica em azeite de oliva, previne a carcinogênese colônica reduzindo o tecido pré-canceroso que resultou em menos tumores quando comparado a uma amostra controlada de ratos ingerindo alimentos contendo outros tipos de óleos de cozinha.
Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, viram indicações de que o azeite pode realmente ser tão bom para o nosso sistema digestivo quanto frutas e vegetais frescos na prevenção ou redução da incidência de câncer de cólon. Enquanto a carne vermelha parece estar ligada ao desenvolvimento de câncer de cólon, peixe e azeite parecem reduzir a incidência de câncer de cólon. As razões por trás desse fenômeno ainda estão sendo consideradas, mas acredita-se que o azeite pode ajudar a regular o ácido biliar no estômago enquanto aumenta as enzimas úteis dentro do estômago que contribuem para a saúde ideal do cólon.
Azeite e saúde do coração
A American Heart Association também observou que o consumo de azeite tem “claros benefícios para a saúde”.
Azeite e pressão arterial mais baixa
Ao substituir o azeite virgem por outras gorduras em sua dieta, os Arquivos de Medicina Interna indicam uma redução substancial nos requisitos de dosagem de medicamentos para o controle da pressão alta. As descobertas iniciais indicam que as reduções de dosagem podem chegar a 50%.
Descobertas Adicionais
Ao diminuir o nível de colesterol LDL (colesterol ruim) há um aumento do colesterol HDL (colesterol bom). Os efeitos antioxidantes do azeite de oliva também foram amplamente divulgados e são eficazes na redução dos radicais livres dentro do corpo que podem vir a ser um agente causal no crescimento pré-cancerígeno e canceroso.
Benefícios adicionais para a saúde do azeite podem ser encontrados em uma dieta mediterrânea que explora os variados usos do azeite na preparação de alimentos, bem como em opções de refeições equilibradas adicionais. Combinados, o azeite e a escolha alimentar adequada parecem melhorar a saúde geral daqueles que seguem a dieta mediterrânea.
Palavra final
Embora os estudos continuem em andamento, é encorajador observar que algo que há muito se destaca pelo bom gosto também pode ser um link para benefícios positivos para a saúde e longevidade. Uma adaptação da dieta mediterrânea pode ser uma mudança saudável, mas palatável, que vale a pena considerar.