A Apple anunciou na quinta-feira atualizações para dispositivos de rastreamento do tamanho de moedas AirTag para impedir que eles sejam usados para rastrear pessoas secretamente, em vez de apenas encontrar chaves, carteiras ou outros itens perdidos.
Lançadas no início do ano passado, as AirTags são projetadas para serem afixadas a coisas que as pessoas tendem a perder, sincronizando-se sem fio com iPhones, iPads ou dispositivos iPod Touch para sinalizar onde podem ser encontradas.
Surgiram rapidamente relatórios de AirTags sendo usados para fins mais inescrupulosos, como ficar secretamente preso em um carro para depois roubá-lo ou descobrir para onde o proprietário vai.
“Ficamos cientes de que indivíduos podem receber alertas de rastreamento indesejados por motivos benignos, como quando emprestam as chaves de alguém com uma AirTag anexada”, disse a Apple em um post.
“Também vimos relatos de maus atores tentando usar indevidamente o AirTag para fins maliciosos ou criminosos”.
A Apple disse que está trabalhando com a polícia e grupos de segurança para impedir o uso indevido, o que, segundo ela, é raro.
Os modelos mais recentes do iPhone alertarão os proprietários de um “acessório desconhecido detectado” quando sentirem um AirTag não identificado ao alcance.
O software AirTag está sendo atualizado para exibir um aviso na primeira vez que for usado, informando que rastrear pessoas sem o consentimento delas é crime em muitos locais e a Apple compartilhará as identidades dos proprietários com a polícia quando necessário.
A Apple disse que está trabalhando para permitir que os iPhones localizem com mais precisão as AirTags para ajudar as pessoas a encontrar qualquer plantada sem o consentimento delas.
“A AirTag foi projetada para ajudar as pessoas a localizar seus pertences pessoais, não para rastrear pessoas ou propriedades de outras pessoas”, disse a Apple no post.
“Condenamos nos termos mais fortes possíveis qualquer uso malicioso de nossos produtos.”
A Apple lançou um software no final do ano passado para que pessoas com smartphones com Android possam detectar se um AirTag está próximo.
[…] segundo a Secretaria de Educação Prof. Maria José, cerca de 1.900 alunos serão atendidos pelo Sistema Municipal de […]
[…] falha da Apple consiste em um bug no sistema operacional que afeta todos os seus dispositivos, desde os Iphones, Ipads e Macs. O bug simplesmente permite que invasores controle todo o sistema […]