Visando fortalecer iniciativas inovadoras e de impacto social promovidas por jovens tocantinenses, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres, participou da cerimônia de entrega dos certificados e premiação do Projeto Jovens Protagonistas, realizada pelo Governo do Tocantins na última quinta-feira, 16.
Sete finalistas disputaram o Fundo Semente de R$ 5 mil para viabilizar o projeto selecionado por meio de votação popular. O vencedor foi Anderson Martins, com o Projeto Respira – Araguaína.
Os demais jovens, Marcos Vinicius (Projeto Cerrado em Ação – Palmeirante); Izabela Cristina (Projeto Damas da Bola, de Formoso do Araguaia); Alice Rocha (Projeto Distribua Perseverança – Porto Nacional); Giovanna Fonseca (Projeto Apae Noel – Taguatinga); Vitória Alves (Projeto ECOBIKE – Tocantinópolis) e Júlia Guilherme (Brejinho de Nazaré), também participaram desta etapa final e receberam certificados das mãos das autoridades presentes, incluindo o deputado Amélio Cayres.
“Este projeto é fundamental para reconhecer e incentivar os jovens a assumirem um papel ativo na sociedade. Todos os participantes apresentaram propostas práticas capazes de transformar a vida da população em diversos municípios, evidenciando que o Tocantins possui uma juventude protagonista que precisa ser ouvida e incluída. Os jovens podem contar com a Assembleia Legislativa e os demais parlamentares para investir em políticas públicas em prol do protagonismo juvenil”, ressaltou o deputado.
O premiado vencedor, Anderson Martins, explicou que desenvolve o projeto oferecendo aulas de yoga e palestras sobre saúde mental no Parque Cimba, em Araguaína. “É uma honra receber esse apoio significativo no projeto. Trata-se de algo que já realizava com a intenção de compartilhar algo que me fez tão bem.
É muito gratificante ser reconhecido e o protagonismo surge quando agimos com paixão e desejo de colaborar com a sociedade. Ser protagonista é ser solidário e fazer algo para auxiliar outras pessoas, transformando o ambiente em que vivemos”, afirmou.